GDS-Soil App
Cada Aplicativo usa mapas no formato tiles contendo os pontos de amostragem progrmados nele. Cada ponto de coleta é convertido em um marcador que, quando clicado, mostra um menu diálogo particular a cada aplicativo. Este menu irá acessar um formulário particular e os dados podem ser assim carregados internamento num banco de dados temporário do tablet (offline). As coordenadas e a elevação são obtidas pelo GPS do tablet automaticamente. Ao retornar do campo todos os dados coletados podem subir para o banco de dados central remoto usando uma conexão disponível. O aplicativo também armazena os dados coletados no formato CSV internamente como um backup. O aplicativo trabalha exclusivamente no sistema latitude longitude Datum WGS-84 e toda conversão é feita automaticamente para o coordenada UTM pelo sistema durante o upload dos dados usando o SRID do banco de dados.
Após instalar o aplicativo pela Google Play Store no seu tablet e carregar os mapas base e os arquivos AOI inicie ele.
O diálogo de conexão ao banco de dados aparecerá pedindo para preencher as credenciais de conexão e o SRID do seu projeto. Preenche todas as informações se você for fazer o upload dos dados, caso contrário entre com o username e a Zona UTM correta e pressione Enter.

Um mapa similar ao mostrado abaixo vai aparecer com um boneco amarelo ou um triângulo branco mostrando a sua localização atual.

O menu principal do aplicativo é mostrado deslizando o dedo na lateral esquerda da tela para a direção central.

Ao selecionar New sampling point o formulário abaixo será mostrado para que seja preenchido de acordo com as observaçõs. Os valores de latitude, longitude e elevação são obtidos pelo GPS do tablet na presente localização quando o item do menu é clicado.
Campos em rosa são obrigatórios de ter um valor sendo sample e point valores únicos e depth maior que 0. Os campos em salmão são opcionais e os campos em bege múltipla escolha.

Após preencher os campos pressione insert sample e uma breve mensagem mostrando “Success” aparecerá. Para cada novo ponto de amostragem entrado um novo marcador verde aparecerá no mapa.

Ao clicar no marcador do ponto de amostragem o diálogo abaixo aparecerá:

Pressione OK. O formulário com os dados associados a ele nesse ponto é mostrado e pode ser editado ou deletado.

Após editar os dados a mensagem "Success" aparece na tela. Se os dados são deletados o ponto desaparece do mapa e seus dados associados são eliminados no banco de dados interno do aplicativo.
O mapa base de fundo pode ser mudado usando os mapa carregados anteriormente no tablet usando Select base map no menu.Escolha um mapa da lista mostrada no dialogo de acordo com suas necessidades.
É possível dar zoom durante o processo de amostragem ou mapeamento para se localizar com maior precisão nos pontos de coleta assinalados nos mapas.

Mapa Base

Zoom no mapa Base

Mapa Imagem Satélite

Mapa Topográfico

Mapa Targeting

Mapa Geológico

Mapa Geofísico

Os dados coletados são carregados no servidor usando o menu Upload internal points to server. Antes de subir os dados tenha certeza que as credenciais corretas foram usadas no inicio do aplicativo (username, password, host, database name e SRID).
A seguinte tela de mensagem é mostrada e perceba que um arquivo backup CSV é salvo automaticamente no tablet com os dados coletados.

Se você entrou de forma errada as credenciais ou se sua internet para de funcionar a seguinte mensagem é mostrada:

Se um problema de chaves primárias duplicadas ocorrer no upload dos dados a seguinte mensagem será mostrada (Error Uploading Data):

Se o upload funcionar OK a seguinte mensagem é mostrada (Data Uploaded):

Para limpar o banco de dados interno do aplicativo selecione no menu Erase internal data.

Após confirmar com YES, o backup dos dados será efetuado como arquivo(s) interno(s) e o banco de dados será esvaziados no tablet.