🇧🇷 🇬🇧


Monitoramento de Vegetação com Sensoriamento Remoto

Uma planta normal e saudável irá absorver a luz azul, vermelha e refletir a luz verde, é por isso que ela aperecerá verde ao nossos olhos. Juntamente com a cor verde, as plantas também refletem a luz infra vermelha próxima (NIR). Este tipo de luz, que é invisível ao olho humano, também não é usada ativamente no processo de fotossíntese e quanto mais saudável for uma planta, mais luz infravermelha (NIR) é refletida também. Quando uma planta começa a se desidratar ou se estressar, a camada esponjosa entra em colapso e suas folhas refletirão menos luz infravermelha (NIR), embora elas ainda estão refletindo a mesma quantidade de luz na faixa do visível.

Como você pode ver na imagem acima, uma planta desidratada/estressada e uma planta saudável refletem a mesma quantidade de luz azul, verde e vermelha, mas a planta saudável reflete mais luz infravermelha (NIR).

O NDVI é o índice da diferença de vegetação normalizada. Valores NDVI entre -1 e 0 correspondem a superfícies que não são plantas e refletem mais vermelho do que infravermelho. Estas superfícies são equipamentos, água e solo. Os valores de solo são próximos a zero. As plantas apresentam valores entre 0.1 e até próximos de 1, quanto maior for o valor NDVI mais saudável e densa a planta estará.

Vegetação saudável (esquerda) absorve a maioria da luz visível que incide sobre ela e reflete uma grande quantidade de luz infravermelha próxima (NIR). Plantas pouco saudáveis , por sua vez, (direita) refletem mais luz visível e menos luz infravermelha próxima (NIR).

NDVI é a ferramenta perfeita para acompanhar a saúde das plantas. Muitos, agrônomos, engenheiros florestais e fazendeiros podem usar uma série de mapas NDVI para acompanhar a saúde da plantação/floresta durante a safra e período de crescimento e até mesmo a evolução ano após ano. Dos valores de NDVI podem ser tiradas médias para estabelecer uma condição normal de cultivo em uma determinada área durante uma certa época do ano também.

O NDVI fornece dicas poderosas e torna mais fácil a visualização da saúde da plantação/pasto/floresta que passam desapercebidas ao olho humano. Ele mostra onde áreas problemáticas podem aparecer muito antes e torna mais fácil a correção dos problemas de forma mais eficiente. O NDVI não substitui o conhecimento humano mas torna muito mais fácil o trabalho. Ele está se tornando o método melhor sucedido no monitoramento de saúde da vegetação por ser rápido e eficiente.

As técnicas de monitoramento de cobertura vegetal, tais como o NDVI, podem ser empregadas em várias áreas.



Agricultura

A série de imagens abaixo mostra a evolução dos cultivos efetuados nos pivot centrais na região centro norte de Minas Gerais entre Janeiro e Agosto de 2019. Note a ciclicidade dos cultivos. Nas imagens finais podemos observar pequenas nuances dentro dos setores de cultivos indicando uma ineficiência do sistema de irrigação ou problema de adubação (ou os dois) refletindo na saúde do plantio.

Essa é apenas uma das diversas aplicações possíveis.



Pastagens

Acompanhamento de qualidade das pastagens é muito importante para o desenvolvimento e ganho de peso do gado. O acompanhamento constante da saúde do pasto com essa técnica permite uma previsão do regime de rotação das pastagens

A análise dos anos anteriores em conjunto com a evolução do ano atual do pasto garantem um maior ganho de peso e pode-se prever a necessidade de diminuição do rebanho para minimizar as perdas.

Veja abaixo como a pastagem se apresenta em três épocas distintas:

  • 02/04/2019
  • 26/06/2019
  • 14/09/2019


  • Florestal

    Monitoramento de saúde da floresta e do teor de umidade contida no plantio.

    O Exemplo abaixo mostra uma visão regional de uma plantação de eucalípto na região centro norte de Minas Gerais. Foram selecionadas três datas: Uma no auge da seca (meados de outubro), outra no início da seca (fim de junho) e a última no pico da umidade (início de abril). A ordem das imagens é: Imagem Visível, Saúde Vegetal e Umidade.

    Este acompanhamento regular permite um manejo mais eficiente do plantação de eucalípto e identificação de áreas mais críticas em umidade e mais sujeitas a incêndios florestais.

  • 02/04/2019
  • 26/06/2019
  • 14/10/2019


  • Ambiental

    A análise de vegetação é ferramenta essencial na determinação de desmatamento. Veja abaixo o resultado de uma das técnicas usadas para a quantificação da evolução do desmatamento no sudoeste do Pará.

    Áreas desmatadas em 2018.

    Áreas desmatadas em 2019.

    Imagem mostrando o aumento de 14% da área desmatada entre julho de 2018 e julho 2019.